quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Cancelamentos atingem 63% dos voos da Webjet nesta quarta; problema já dura 3 dias
29/09/2010 - 08h03
DE SÃO PAULO ,UOL
A Infraero registrava por volta das 8h desta quarta-feira cancelamento em 63,6% dos voos programados pela companhia Webjet. Ao todo, foram 14 voos cancelados em todo país, de um total de 22 voos programados. Além disso, havia registrado de um voo com mais de 30 minutos de atraso no horário.
Esse é o terceiro dia consecutivo em que a companhia registra cancelamentos e atrasos. A empresa foi obrigada a reduzir o número de voos na última semana para cumprir a regulamentação da jornada máxima de trabalho dos aeronautas, a Webjet informou que a situação foi provocada pelo aumento da demanda da empresa. A previsão da empresa é que até sexta-feira (1º) a situação esteja normalizada.
Por conta dos problemas, a Anac determinou a suspensão da venda de bilhetes pela companhia até sexta. Ontem, a aérea informou vai acatar a determinação.Em julho, a empresa já tinha sido multada em R$ 225 mil por carga horária excessiva da tripulação.
Além de suspender a venda de bilhetes, a agência reguladora também vai intensificar a fiscalização da companhia tanto nos aeroportos quanto no centro de operações da empresa. O índice de voos cancelados pela empresa passou de 2,4% em agosto para 5,7% em setembro e chegou a 9,7% na última semana.
RECLAMAÇÕES
Os juizados especiais instalados no aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos (região metropolitana), e no aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo) registraram na última segunda-feira 26 reclamações, todas contra a Webjet. Nesta terça-feira, segundo a assessoria do Tribunal de Justiça, não houve procura por atendimentos nos postos.
O Tribunal de Justiça do Rio não soube informar quantos dos 188 atendimentos realizados nos dois aeroportos da cidade foram causados por problemas dos passageiros da Webjet.
SINDICATO
O SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas) divulgou nota na segunda reclamando da sobrecarga dos funcionários das empresas aéreas. "Há algum tempo o SNA vem denunciando o descumprimento da regulamentação profissional nas empresas de aviação comercial brasileiras. A sobrecarga de trabalho, além de ser um fator gerador de estresse para os aeronautas, gera atrasos e cancelamentos de voos", informou o sindicato.
A entidade defendeu a fiscalização, "em nome da segurança de voo". Para o sindicato, a empresa deve se adequar às necessidades, entre elas o retorno de um quarto comissário a bordo.
WEBJET
Depois de passar por uma crise em 2005, quando chegou a ficar três dias sem operar nenhum de seus 26 trechos, a Webjet vive um momento de ascensão.
A empresa aérea foi comprada pela operadora de turismo CVC em 2007, quando possuía apenas 0,6% dos voos domésticos no país.
Atualmente, a empresa possui 5,8% do mercado aéreo doméstico, sendo a quarta maior companhia aérea do país. Segundo dados da Anac, a Webjet teve alta de 57% na demanda de passageiros em agosto na comparação com o mesmo período do ano passado..
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Observação:
Todas empresas nacionais sabem dos limites de horas de trabalho dos tripulantes, estes limites são determinados por lei federal que deve ser obedecida porem sempre trataram de usar o famoso jeitinho brasileiro. Agora com as constantes denuncias de abusos do sindicato a ANAC resolveu tomar uma atittude impondo pesadas multas as empresas.
Observem que tanto no caso da GOL como da WEBJET os problemas aconteceram no final do mês indicando que o problema é causado pela não observância da lei no planejamento da escala de voo provocando o estouro de horas dos tripulantes cerca de quatro dias antes do final do mês .
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No último dia 12/04 voei pela primeira vez com essa empresa , fiz o check-in por volta das 18:00 , com voo marcado para as 20:24, o embarque só começou as 21:15 sem a menor explicação nem pedido de descupas , entrando no avião ficava claro que quem não pegasse o tal cardapio das mão das comissárias mau recebiam boa noite , observei a arrogância de uma comissária ao pedir que uma passageira sentada ao meu lado desligasse o celular mesmo em modo desconectado , achei que se a menina demorasse mais um segundo ia levar uma [editado pelo Reclame Aqui] da ou algo parecido , a mesma falta de educação e de paciência ao auxiliar as pessoas a acomodarem suas bagagens de mão , com direito a boquinha torta e tudo tipo , que saco !! decolamos de Salvador as 21:30 , durante um voo NOTURNO E COM ATRAZO BEM CONSIDERÁVEL, uma constatação , os passageiros que consumiam coisas do tal cardapio com preços pra lá de abusivos , recebiam sorrizinhos amarelados , na fileira ao meu lado tinha um ser sentado ao lado da porta de emergência e toda hora pedia mais uma geladinha ( cerveja ) era prontamente atendido , estranho foi ver a mesma comissária que antes da decolagem perguntou ao cidadão se ele gostaria de trocar de lugar , se ele estaria apto a operar a PORTA DE EMERGÊNCIA , foi a mesma a servir as tais GELADINHAS durante voo inteiro ,como se não bastasse , as luzes não nem diminuidas para o FUNCIONAMENTO DO BOTECO , sugiro a tal empresa que monte um balcão na gale do fundo , podem até decorar com luzes coloridas quem sabe , mas que a maioria dos passageiros não consumidores de geladinhas durante voo , pudessem ao menos dormir ou avisem isso no site no ato da venda de passagens , eu mesmo comprei sem ter noção dessa furada , e pelo que vi no desembarque a maioria dos passageiros estavam indignados . chegamos no galeão depois das 23:30, eu que programei meu voo pra ainda pegar um frescão que me deixaria na porta de casa , por conta do atrazo , tive que morrer num taxi que me custou 8 X MAIS que o frescão , como cheguei no rio cansado, injuriado , só quiz pegar minha mala e ir pra casa , não tive a a sacada de verificar nada , quando cheguei em casa , notei que abriram minha mala, pegaram um TENIS NOVINHO , e fecharam a mala cuidadosamente como se nada tivesse acontecido, volto a dizer fiz o check-in bem antes da hora , to indignado porque agora é aquela história , só me resta o desabafo, nada fazer !!!e a história é sempre a mesma !!! eu que trate de digerir isso tudo , que de um jeito de engolir esse absurdo , fiquei com a impressão que optei por uma empresa bem bagaceira , e só pra constar , minha passagem não foi nem de longe um preço promocional
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