quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Autoridades Chinesas responsabilizam piloto por acidente com Embraer190



EFE - Agência EFE

As autoridades da Administração de Aviação Civil da China (CAAC, sigla em inglês) acusaram o piloto do avião da Embraer que se acidentou no último dia 24 no aeroporto da localidade de Yichun, no nordeste do país, causando 42 mortes, de ser o responsável pelo acidente.
Segundo o site Sohu.com, um dos mais importantes do país asiático, as conclusões oficiais da investigação do acidente ainda não foram publicadas, mas apontam diretamente para erros do capitão do aparelho, Qi Quanjun, que sobreviveu ao acidente.
O diretor de Aviação Civil da China, Li Jiaxiang, afirmou que as análises do cenário do acidente mostraram que o piloto cometeu um erro "muito básico".
"O avião fez ação de aterrissar quando ainda não tinha chegado ao início da pista do aeroporto. Ele não teve um julgamento básico sobre o processo de aterrissagem", segundo Li.
O piloto, de 40 anos, tinha 4.250 horas em voos comerciais, e antes fez parte das forças aéreas do Exército de Libertação Popular (ELP) chinês.
Os relatórios de imprensa assinalaram que Qi Quanjun se retirou do ELP aos 33 anos para passar à aviação civil, onde fez testes para se tornar piloto dos aviões Boeing 737, sem conseguir a qualificação. Em seguida, conseguiu permissão para pilotar os Embraer E-190, de menor envergadura.
Os registros mostram que o piloto começou a capitanear este tipo de aeronaves no dia 7 de abril de 2009. No dia 24 de agosto, um E-190 da companhia chinesa Henan Airlines se acidentou perto da pista de aterrissagem do aeroporto Lindu, na localidade de Yichun, na província de Heilongjiang, e ficou envolvido em chamas com 96 pessoas a bordo, no primeiro grande acidente da aviação chinesa nos últimos seis anos.
O incidente colocou em xeque a qualificação dos pilotos da aviação comercial chinesa, depois que foi provado que cerca de 200 pilotos da Shenzhen Airlines, proprietária da Henan Airlines, mentiram em seus currículos sobre a experiência de voo acumulada.
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Este vídeo mostra outro acidente recente ocorrido com um Boeing da Turkish Airlines, onde fica claro a falha dos pilotos.
Em todo mundo esta havendo escassez de pilotos, parte deste problema começou em meados dos anos noventa quando as empresas decidiram reduzir custos onde o principal alvo foram os tripulantes, os mais antigos e bem renumerados foram aposentados ou demitidos, os planos de carreira foram espremidos a tal ponto que na America um comandante hoje ganha praticamente o mesmo que um copiloto na época referida. Hoje no inicio de carreira nas empresas regionais americanas um piloto ganha pouco mais de 2000 dolares, com isto caiu muito o interesse na carreira, este problema se extende a muitos outros paises.
Com a grande expansão das frotas notadamente na asia e oriente onde existem poucas escolas para formação de pilotos, daí a necessidade de importar tripulantes e reduzirem os pré requisitos de experiência e horas de vôo, com isto apesar do automatismo o risco de acidentes aumenta muito. Estes dois acidentes devem servir de alerta , algumas attitudes precisam ser tomadas.
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