quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Presidente da Ryanair diz que copilotos são desnecessários




Efe------- 08 de setembro de 2010 | 5h 45.
Para ele o computador de bordo cuida 'praticamente de tudo' e as empresas aéreas 'economizariam uma fortuna'


LONDRES - O executivo-chefe da companhia aérea européia de baixo custo Ryanair, Michael O'Leary, conhecido por suas pouco tradicionais medidas para economizar, afirmou que os copilotos não são necessários nos aviões modernos, pois "o computador já se encarrega praticamente de tudo".
Com o fim dos copilotos, "as companhias aéreas economizariam uma fortuna", disse O'Leary, em entrevista ao jornal britânico Financial Times, acrescentando que "nos trens só há um maquinista, e se ele sofrer um ataque cardíaco pode haver uma colisão".
"Em 25 anos e após cerca de dez milhões de voos, só um de nossos pilotos sofreu um ataque cardíaco, e mesmo assim conseguiu fazer o avião aterrissar", disse. O'Leary reconheceu que nos voos internacionais de longa distância os dois pilotos são necessários, mas nos mais curtos, como os da Ryanair (que só voa na Europa e norte da África), os comissários de bordo podem substituir o copiloto, cujo única tarefa, segundo ele, "é assegurar que a pessoa ao comando não está dormindo e se vai bater a cabeça nos controles".
§§§§§§§§§§§
Comentário:
Primeiro eliminaram o rádio-telegrafista depois o navegador e nos anos 80 o engenheiro de voo, agora já estão falando abertamente em tirar o copiloto. Parece que o dono desta empresa é totalmente leigo ou nunca esteve numa cabine de comando durante uma operação fora do normal, arremetida, pane, condições meteorológicas adversas etc.,
Apesar dos amplos recursos tecnológicos das aeronaves atuais pela quantidade de parametros e procedimentos à serem executados e monitorados durante um voo a utilização de um único tripulante resulta numa impossibilidade técnica.
Com a evolução dos aviões militares pilotados remotamente é provável que a longo prazo esta técnologia chegue a aviação civil.
A ultima do Sr. O´Leary é pensar em usar os copilotos para servir lanches, é hora dos pilotos e suas associações tomarem alguma attitude, pois o mínimo que que se deve exigir das empresas e respeito profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário