sexta-feira, 8 de maio de 2009

VARIG 82 ANOS


VARIG- ANIVERSARIO E CONTA COM FAMILIARES
Ao fazer homenagem a voce pelos 82 anos de fundação, não somos capaz de esquecer a
divida que tens conosco teus filhos aposentados e demitidos abandonados no ato de tua
venda.

Venda idealizada nos porões de Brasília, com trabalho elaborado por dirigentes de grandes
grupos políticos e empresariais, em conjunto com parte do judiciário e alguns maus
funcionários teus, conseguiram que fostes vergonhosamente vendida para um grupo de
abutres. Estes imediatamente com a guarida obtida, desrespeitaram todos e quaisquer direitos e garantias dos teus funcionários, inclusive e principalmente daqueles a quem voce devia teu crescimento e nome, funcionários aposentados que fizerem voce tornar-se a grande companhia aérea VARIG.

Lutamos muito, mas perdemos a batalha para um sistema comprometido e fostes aniquilada completamente.
Os segundos compradores foram ludibriados, e achavam que voce era somente uma grande marca internacional, apenas um logotipo fortíssimo e uma grande malha aérea. Rejeitaram comprar o que realmente era seu maior patrimônio, o que constituía a empresa Viação Aérea Riograndense - VARIG: seus funcionários. Voce era um conjunto de pessoas que lhe amavam e que tornavam voce grandiosa, eram os Variguianos.

Este triste e catastrófico engano lesou a tudo e a todos, principalmente a nação brasileira
Hoje tudo isto é o triste passado, dilui-se, a companhia aérea que te absorveu esta sufocada em prejuízos, teus filhos empobrecidos, sofridos e profundamente afetados com o resultado desta negociata, a mídia mostrando os conchavos existentes, o judiciário abarrotado e desacreditado, entretanto os abutres e seus comparsas enriquecidos.

O AERUS, a principal divida para com teus filhos, conseguiram através do Governo impor um Interventor e de forma ilegal por em liquidação os planos de aposentadoria de teus
funcionários para livrarem-se da responsabilidade de conivência com o debito. Este
Interventor na função de agente publico votou como governo, aprovou a tua venda para os
abutres sem o pagamento da divida existente entre vocês.

Veja só: o Governo dispensou do pagamento das promissórias da tua dívida para com os teus planos Aerus, assumindo ser dele, facilitando assim muito ao comprador, devido à vultosa divida, sendo a empresa aérea adquirida por magros dólares, para posterior revenda por gordos milhares de Dólares. Tudo acordado entre representantes sindicais, empresários ejuizes. Tudo dentro de uma nova forma de fazer justiça, onde teustrabalhadores e aposentados passaram a não ter direito a nada, com o apoio de todo um sistema organizado que te espoliou.

Saliento que o interventor/agente publico recebeu, como moeda pelo seu voto a favor da
venda sem pagamento, o resultado da ação de defasagem tarifaria (tornando obrigatório a
decisão favorável a voce, já que foi usado como moeda de troca).

Agora, fato novo e importantíssimo quanto a nossa divida, nas vésperas do julgamento final da referida ação, responsavel por grande parte da tua falência, teus advogados em comum acordo com representantes de sindicatos, fizeram pedido para não ser decidido por enquanto, o que tens direito a receber. Foi divulgado pelos advogados e pelo interventor, nada dito pelo Governo devedor, que a UNIÃO pretende redimir-se das injustiças com voce e seus filhos. fazendo um acordo.

Prover a antecipação dos numerários a que tens direito por anos de congelamento tarifário,
pois se pago conforme rito previsto, iras receber tardiamente, e nós, temos necessidades
imediatas para continuar vivendo. O Governo criou uma comissão exclusivamente dele para
analisar o pedido, com uma proposta pouco conhecida elaborada pelo acima mencionados.
Conforme é sabido e conhecido por voce, nos últimos anos sempre que houve reunião em
Brasília ou nos bastidores empresarias e jurídicos onde voce era a pauta, as decisões foram
nefastas a nós e a tudo que voce construiu no segmento aeronáutico, agravado pelo
posicionamento dos representantes sindicais que não defenderam seus filiados dignamente,
apoiando acordos nocivos aos funcionários e aposentados.

Face a isto, tratamos de alertar o maior numero possível de parlamentares para tentar obtertransparência nesta dita intenção de acordo, e para que nós não fiquemos novamente com osprejuízos e os grandes grupos com as vantagens financeiras.
Apesar desta atitude gerar alguns protestos. pelo fato de teus filhos estarem bastantes
necessitados e esperançosos,alguns ficam com o discernimento prejudicado, esquecendo o
passado e não o associam com as seqüelas presentes de todos nós.

Os amvvariguianos continuarão como tua guardiã, defensora de teus filhos e amiga.
Lutamos pela justiça, pelos direitos e pela dignidade, e estamos atentos para quando fores
ressarcida pague a teus filhos imediatamente.

Diretoria do Rio Grande do Sul da ASSOCIAÇÃO DOS MECANICOS DE VOO DA VARIG
Um saudoso abraço pelos teus 82 anos de fundação, mas não esqueça dos teus filhos, pois isto poderá abalar nossa longa amizade.

2 comentários:

  1. mas depois de 27 anos de Varig, vc aposentou-se ou esta desempregado?

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Adilar, fiquei contente com mais esta sua iniciativa, que somada como aquele seu projeto de livro com as suas lembranças, visa tentar preservar um pouco da história da nossa Varig do ponto de vista dos seus dedicados colaboradores. Mas lendo este trecho acima dos seus comentários, sou obrigado a voltar a insistir naquele meu ponto aparentemente divergente da maioria dos meus colegas da "falecida" relacionado com as "responsabilidades" sobre sua morte. Como você é dos que pensa sobre as coisas, batalhou como pôde, escreve e discute ao invés de ficar só rugindo sem fazer nada como os nossos velhos conhecidos "Leões de D.O." do nosso passado, talvez concorde comigo que é simplista demais culpar apenas a péssima qualidade do atendimento hospitalar pela morte de um paciente que há mais de 30 anos só bebeu e fumou e jamais quis mudar seu estilo de vida apesar dos repetidos alertas do crescente risco de vida...
    Ora meu caro, por algum motivo para mim totalmente inexplicável muita gente ainda se recusa a reconhecer que desde o início da gestão do nosso charmoso e carismático "Seu Hélio" como Presidente da Varig que as primeiras rachaduras começaram a aparecer nas paredes do nosso castelo! Foi quando começamos a abandonar os princípios mais caros e sólidos do passado da empresa em termos éticos e morais e fomos acumulando gordura demais refastelados nas cômodas benesses obtidas do governo Brasileiro que era bastante centralizado durante décadas de ditadura.
    O nosso longo hábito de resolver qualquer necessidade de dinheiro ou de assegurar o nosso monopólio em negociações escusas e até "surubas" durante vôos presidenciais nos acostumou mal, muito mal! O mundo foi mudando e até o Brasil mudou! O "Seu Hélio" morreu e depois dele JAMAIS tivemos um presidente que fosse forte o suficiente para readaptar a nossa empresa aos novos tempos, seja em Brasília, seja dentro de casa e um após o outro foi sendo derrubado pelas brigas intestinas das velhas "máfias" dentro da Varig. E a recusa em abandonar velhos hábitos vai corroendo a nossa saúde e acaba nos matando! TODOS nós funcionários sabíamos dos abusos e safadezas do estilo mafioso do "Seu Hélio" de "administrar" a Fundação Rubem Berta e a Varig. Diante disso tudo, a então direção da APVAR em 1993 contratou aquela renomadíssima consultoria Americana do setor aeroviário, a SH&E, que havia assessorado os pilotos e mecânicos da United a comprar parte da empresa deles, para estudar se poderíamos fazer o mesmo para salvar a empresa. Depois de 2 anos de trabalho e US$ 500.000,00 gastos do nosso bolso uma radiografia completa com dados irrefutáveis dos graves riscos ao futuro da Varig, este rigoroso trabalho foi apresentado ao grupo assim como à administração da Varig. Só que os nossos colegas pilotos preferiaram eleger a "oposição" para a direção da Apvar e o trabalho e a idéia de comprarmos parte da nossa empresa foi completamente abandonado. Ironicamente dez anos depois esta mesma turma ressussitou esta mesma idéia como sendo deles! Pena que foi tarde demais...

    Deveríamos finalmente aprender que tanto como funcionários da Varig como nas nossas vidas tomamos decisões todos os dias, optamos por agir ou não diante das evidências. Só que obrigatóriamente viveremos o resto das nossas vidas sofrendo as consequencias deste processo.

    Porque insistir tanto em culpar os outros pelos gravíssimos erros de julgamento e omissão que todos nós cometemos DENTRO da nossa empresa?? Quando vamos reconhecer que fomos nós mesmos que permitimos que a Varig fosse se fragilizando a ponto que permitiu que fosse entregue de mão beijada para que o governo e a concorrência a retalhassem? Aliás, por outra ironia da história parecido com aquilo que a Varig e o governo acabaram fazendo com a Panair do Brasil...

    Por fim meu caro, acho que depois de tudo isso que temos pouca moral para exigir ou acusar. Temos que ficar assim como os Alemães fizeram diante do Holocausto: eles sabem que não foram eles que cometeram o crime, mas assumem plenamente que a sua omissão permitiu que os nazistas o cometessem!

    Vítimas inocentes da ruína da Varig são só os velhinhos aposentados que ajudaram a construir o que nós todos deixamos quebrar! Durante anos e anos deixamos a Varig ficar devendo ao Aerus para ajudar a pagar os nossos salários e agora queremos que o contribuinte Brasileiro e a Gol paguem a conta de anos de descalabro administrativo variguiano do qual todos tinhamos pleno conhecimento.

    Vamos torcer para que a TGV e o Governo Lula não impeçam que haja um acordo em Brasília que que para que as verdadeiras vítimas não continuem morrendo de fome!

    Abraços e obrigado pelo seu espaço,

    Peter Lessmann
    peterabudhabi@gmail.com

    ResponderExcluir