quinta-feira, 12 de maio de 2011

DIVULGAÇÃO DE DADOS CAIXAS PRETAS AF447



Lúcia Müzell - Terra
Direto de Paris

O BEA, escritório francês que apura as causas do acidente com o voo AF 447, anunciou nesta quinta-feira que as conversas dos pilotos gravadas numa das duas caixas-pretas do Airbus A330 que se acidentou no Oceano Atlântico jamais serão divulgadas à imprensa ou às famílias das vítimas. As caixas-pretas chegaram nesta manhã em Paris, onde a partir da tarde já começarão a ser manipuladas pelos investigadores.
"É um assunto muito sensível. Está fora de questão divulgarmos as conversas. Isso não foi jamais feito antes", disse o diretor do BEA, Jean Paul Troadec, durante coletiva de imprensa realizada na sede do órgão. "As conversas normalmente têm uma carga emocional muito pesada. Vamos utilizá-las como um elemento técnico essencial para compreender as causas do acidente, mas não há por que as divulgarmos."
As caixas-pretas foram apresentadas à imprensa e às famílias das vítimas poucas horas após chegarem à França. Uma contém as informações técnicas do voo, como os últimos procedimentos realizados a bordo, e a segunda é a gravação das conversas na cabine entre a tripulação. Alain Bouillard, chefe da investigação, anunciou que o BEA não vai revelar detalhes sobre a análise das gravações e dos destroços do avião antes do final das investigações - o que só deve acontecer, no mínimo, no início do ano que vem.
"Agora vamos entrar num longo processo de estudo de todas as peças recolhidas. É uma operação que não se conta em dias: se conta em semanas, em meses", afirmou Bouillard. "Estimo que apresentaremos um relatório da investigação no início de 2012."
As caixas-pretas permanecem guardadas em dois recipientes de vidro e imersas em água desmineralizada, a fim de evitar o processo de corrosão do material. Envoltas por diversas camadas de proteção, os cartões de memória encontram-se no interior das caixas-pretas - que na realidade são laranja.
Hoje à tarde, os especialistas do BEA abrirão os dois gravadores. Em seguida, retirarão os cartões de memória, semelhantes a uma placa de computador. As memórias passarão em seguida por um processo de secagem, por cerca de 12 horas. Após esse período, os técnicos vão inspecionar os possíveis danos que tenham afetado os equipamentos e tentarão fazer as reparações necessárias, antes de enfim repassar o conteúdo das gravações diretamente para um computador.
"Até segunda-feira, vamos saber se vamos poder ler as gravações contidas nas caixas-pretas", informou Troadec. "Estamos muito otimistas. Aparentemente, elas estão em bom estado e poderão ser lidas."
Brasil
Além dos especialistas do BEA, participarão do procedimento de abertura, tratamento e leitura das caixas-pretas o coronel brasileiro Luis Claudio Lupoli, em nome do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa), funcionários da construtora das caixas-pretas, Honeywell, e representantes da Justiça e da polícia francesa. Todos os passos da manipulação das caixas-pretas serão gravados.
"Nós faríamos tudo exatamente como eles estão fazendo. Temos confiança plena no trabalho que está sendo realizado pela França", afirmou Lupoli. O coronel vai permanecer na França por tempo indeterminado para acompanhar o restante das investigações.
A análise de outras peças resgatadas do fundo do oceano, como a cabine de pilotagem, as turbinas e os motores, também ajudarão a esclarecer as causas do acidente. As sondas de velocidade pitot, cuja falha é apontada como o principal fator que levou à pane do avião, ainda não foram encontradas.
Jean Quintard, procurador-adjunto da República do Tribunal de Instâncias em Paris, ressaltou que a Justiça e o BEA levam duas investigações paralelas, embora troquem informações constantemente. "Vamos acompanhar de perto cada passo dessas análises, de hoje à tarde até a divulgação do relatório final, apontando os responsáveis pelo acidente", assegurou.
As operações de resgate de corpos e peças precisam acabar, no máximo, até 9 de junho, quando o navio Ile de Seine deve ancorar em Dacar, no Senegal. Da embarcação, os especialistas operam o robô Remora 6000, que a quase 4 km de profundidade captura os elementos que serão em seguida trazidos à superfície. Todas as peças e corpos recuperados serão levados à França.*******

Comentário:
Segundo opinião de pilotos e especialistas em aviação o Airbus A330 é uma aeronave que não inspira confiança, sempre fica o sentimento que a qualquer momento alguma surpresa pode acontecer. Por outro lado eticamente estas caixas pretas não deveriam ser analisadas na França, pais do fabricante do avião e da transportadora, nada contra o BEA que é responsável pela investigação do acidente com o AF447, porem a participação do NTSB (dos Estados Unidos) para acompanhar a investigação e essencial para não ficar duvidas sobre as reais causas da tragédia, também é necessário transparência total na divulgação de dados e conversas dos pilotos, contidos nas memórias das caixas pretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário