terça-feira, 26 de maio de 2009

Carta de Aposentado AERUS/VARIG

Excelentíssimo Ministro Chefe da Advocacia Geral da União - AGU
Dr. José Antonio Dias Toffoli
“Coordenador do Grupo de Trabalho para o Acordo da Ação de Defasagem Tarifária VARIG - AERUS”.
Saudações!
Por mais notório e público, não me furto de clamar por mais um brado de socorro, de auxílio, de um tempo, no seu limiar final.
Quando esta semana recebi o comunicado de que mais quatro colegas realizaram a passagem de suas vidas, levando consigo mágoas e frustrações, privados de um grau mínimo de auxílio hospitalar.
Quando compareço as reuniões dos aposentados e assistidos do AERUS em Curitiba, através do incansável amigo e colega IVAN MARTINS, lúcido coordenador do Paraná, cuja platéia é de dignas pessoas na maioria entre 70 e 85 anos de idade, com olhos de angústias e expectativas, e a vida se extinguindo, sinto-me no dever, mínimo de abrandar e dividir essas amarguras. Devemos sempre lutar com dignidade e otimismo.
Vossa posse como Ministro da AGU em 12/03/2007 ao proferir "a AGU tem o compromisso e o dever de ajudar o Brasil a construir uma sociedade justa, livre e solidária, onde o valor da dignidade da pessoa humana ocupe posição central em relação aos demais valores", e o vosso esforço em " aproximar a AGU dos cidadãos e das iniciativas que visam dar mais agilidade na solução dos contenciosos, que envolvem vários níveis do Governo Federal" uma real e verdadeira Instituição do Estado, e que a AGU " luta pelos direitos da sociedade o que se reflete na vida de cada cidadão brasileiro".
Sinto-me fortificado, esperançoso com as atitudes resolutas que Vossa Excelência tem direcionado, para um final que seja benigno a todas as partes envolvidas.
Reconheço que Vossa posição de "Coordenador" se compõe de imensos desgastes, mas não poderíamos obter indicação mais auspiciosa. Vossa conduta Humana, vossa conduta profissional, vossa conduta ética, nos permitem afirmar a transmitir a milhares de desamparados e desesperançosos. Após três anos de luta, acreditamos que no nosso Brasil, ainda há dignidade, integridade, e pessoas competentes e sensíveis, que estão direcionados a solucionar, interceder em pról de uma coletividade.
Aeronautas e Aeroviários, a deriva de uma velhice inglória. Décadas contribuíram a fim de obter uma velhice de honradez.
Desejo agradecer profundamente Vosso posicionamento em prol de um desfecho formal e definitivo, que venha a " abençoar " os envolvidos involuntariamente arremessados neste inglório rochedo.
A vida segue. O tempo urge, a angústia nos desmorona.
Respeitosamente,
Carlos Edmundo Matzenbacher - Aposentado AERUS Plano I - 32 anos de vôo.
Joinville, 22 de maio de 2009.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Crise ou Oportunidade

Neste primeiro semestre de 2009 o reflexos da crise financeira continuam fortes, com isto temos forte retração em quase todos setores de atividade, com isto muitos planos foram adiados ou cancelados.

Na aviação não foi diferente, devido à retração do fluxo de passageiros e carga muitas encomendas de aeronaves foram revistas para baixo, com isto alem da redução de produção das fabricas temos muitos aviões parados.

Particularmente aqui no Brasil após a saída da Varig do mercado internacional restou apenas uma empresa para fazer frente as companhias estrangeiras. O nível de qualidade dos serviços desta empresa é inferior a maioria das concorrentes.

A tendência é já a partir do final do ano aumentar muito o fluxo de passageiros e carga, portanto apesar da liberação dos preços das passagens de vôos internacionais, se alguma outra empresa quiser investir no mercado de vôos de longa distancia a hora é agora.

Seis meses é tempo suficiente para conseguir aviões modernos, lembrem-se as fábricas estão trabalhando aquém da capacidade, também e possível preparar a estrutura necessária e preparar tripulação. Porem tem que chegar com muita qualidade oferecendo serviços que se equiparem as melhores empresas européias.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Pan American




Rotas Pan American para América latina de 1933, foto Boeing 314 o primeiro aviao que fazia travessia do atlantico com passageiros, cartaz de propaganda de voo para o Caribe anos 50. Fonte internet.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Passageiros obesos




Antigamente os passageiros obesos não tinham muitas dificuldades de acomodação nas poltronas, pois estas eram bem mais largas que as atuais e com possibilidade de levantar o braço das mesmas, mesmo assim alguns passageiros por iniciativa própria pagavam duas passagens para viajar com conforto.
Atualmente com espaço muito limitado na classe econômica a acomodação de pessoas obesas é quase impossível. Algumas empresas aéreas estão cobrando duas passagens destes passageiros, isto ilegal, pois como cessionárias de um serviço que atente o publico em geral cabe a elas providenciar meios adequados para transportar qualquer tipo físico de pessoas inclusive as obesas, também pode ser considerado como discriminação, portanto passível de multa.
Pagar duas passagens e prerrogativa exclusiva do passageiro que deseja mais conforto e tem condições financeiras de arcar com o custo dobrado, jamais pode ser imposto.

VARIG 82 ANOS


VARIG- ANIVERSARIO E CONTA COM FAMILIARES
Ao fazer homenagem a voce pelos 82 anos de fundação, não somos capaz de esquecer a
divida que tens conosco teus filhos aposentados e demitidos abandonados no ato de tua
venda.

Venda idealizada nos porões de Brasília, com trabalho elaborado por dirigentes de grandes
grupos políticos e empresariais, em conjunto com parte do judiciário e alguns maus
funcionários teus, conseguiram que fostes vergonhosamente vendida para um grupo de
abutres. Estes imediatamente com a guarida obtida, desrespeitaram todos e quaisquer direitos e garantias dos teus funcionários, inclusive e principalmente daqueles a quem voce devia teu crescimento e nome, funcionários aposentados que fizerem voce tornar-se a grande companhia aérea VARIG.

Lutamos muito, mas perdemos a batalha para um sistema comprometido e fostes aniquilada completamente.
Os segundos compradores foram ludibriados, e achavam que voce era somente uma grande marca internacional, apenas um logotipo fortíssimo e uma grande malha aérea. Rejeitaram comprar o que realmente era seu maior patrimônio, o que constituía a empresa Viação Aérea Riograndense - VARIG: seus funcionários. Voce era um conjunto de pessoas que lhe amavam e que tornavam voce grandiosa, eram os Variguianos.

Este triste e catastrófico engano lesou a tudo e a todos, principalmente a nação brasileira
Hoje tudo isto é o triste passado, dilui-se, a companhia aérea que te absorveu esta sufocada em prejuízos, teus filhos empobrecidos, sofridos e profundamente afetados com o resultado desta negociata, a mídia mostrando os conchavos existentes, o judiciário abarrotado e desacreditado, entretanto os abutres e seus comparsas enriquecidos.

O AERUS, a principal divida para com teus filhos, conseguiram através do Governo impor um Interventor e de forma ilegal por em liquidação os planos de aposentadoria de teus
funcionários para livrarem-se da responsabilidade de conivência com o debito. Este
Interventor na função de agente publico votou como governo, aprovou a tua venda para os
abutres sem o pagamento da divida existente entre vocês.

Veja só: o Governo dispensou do pagamento das promissórias da tua dívida para com os teus planos Aerus, assumindo ser dele, facilitando assim muito ao comprador, devido à vultosa divida, sendo a empresa aérea adquirida por magros dólares, para posterior revenda por gordos milhares de Dólares. Tudo acordado entre representantes sindicais, empresários ejuizes. Tudo dentro de uma nova forma de fazer justiça, onde teustrabalhadores e aposentados passaram a não ter direito a nada, com o apoio de todo um sistema organizado que te espoliou.

Saliento que o interventor/agente publico recebeu, como moeda pelo seu voto a favor da
venda sem pagamento, o resultado da ação de defasagem tarifaria (tornando obrigatório a
decisão favorável a voce, já que foi usado como moeda de troca).

Agora, fato novo e importantíssimo quanto a nossa divida, nas vésperas do julgamento final da referida ação, responsavel por grande parte da tua falência, teus advogados em comum acordo com representantes de sindicatos, fizeram pedido para não ser decidido por enquanto, o que tens direito a receber. Foi divulgado pelos advogados e pelo interventor, nada dito pelo Governo devedor, que a UNIÃO pretende redimir-se das injustiças com voce e seus filhos. fazendo um acordo.

Prover a antecipação dos numerários a que tens direito por anos de congelamento tarifário,
pois se pago conforme rito previsto, iras receber tardiamente, e nós, temos necessidades
imediatas para continuar vivendo. O Governo criou uma comissão exclusivamente dele para
analisar o pedido, com uma proposta pouco conhecida elaborada pelo acima mencionados.
Conforme é sabido e conhecido por voce, nos últimos anos sempre que houve reunião em
Brasília ou nos bastidores empresarias e jurídicos onde voce era a pauta, as decisões foram
nefastas a nós e a tudo que voce construiu no segmento aeronáutico, agravado pelo
posicionamento dos representantes sindicais que não defenderam seus filiados dignamente,
apoiando acordos nocivos aos funcionários e aposentados.

Face a isto, tratamos de alertar o maior numero possível de parlamentares para tentar obtertransparência nesta dita intenção de acordo, e para que nós não fiquemos novamente com osprejuízos e os grandes grupos com as vantagens financeiras.
Apesar desta atitude gerar alguns protestos. pelo fato de teus filhos estarem bastantes
necessitados e esperançosos,alguns ficam com o discernimento prejudicado, esquecendo o
passado e não o associam com as seqüelas presentes de todos nós.

Os amvvariguianos continuarão como tua guardiã, defensora de teus filhos e amiga.
Lutamos pela justiça, pelos direitos e pela dignidade, e estamos atentos para quando fores
ressarcida pague a teus filhos imediatamente.

Diretoria do Rio Grande do Sul da ASSOCIAÇÃO DOS MECANICOS DE VOO DA VARIG
Um saudoso abraço pelos teus 82 anos de fundação, mas não esqueça dos teus filhos, pois isto poderá abalar nossa longa amizade.

sexta-feira, 1 de maio de 2009