quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Carga Aérea, grande mercado nas asas de empresas amadoras




A criação da VarigLog nos anos noventa foi uma tentativa de profissionalizar um setor que sempre foi considerado de pouca importância pela empresas de aviação, pois somente espaços ociosos nos porões eram liberados para cargas, e os poucos aviões exclusivamente cargueiros eram usados pelo correio e para carga internacional.
Com a internet aumentou muito a procura por este tipo de transporte que permitiu crescimento da VarigLog e o surgimento de varias outras empresas que operavam sem estrutura e com aviões antigos.
Estas empresas operavam com aeronaves em condições precárias, muitas vezes acabavam ficando pelo caminho voavam por alguns anos quando por total falta de estrutura quebravam deixando uma montanha de dividas.
Como conseqüência da quebra da Varig a VariLog passou a enfrentar dificuldades pois participou das tentativas de compor uma solução para evitar a falência da pioneira, com isto acabou sendo vendida por preço vil para um fundo americano, cujo objetivo foi sugar o maximo e cair fora deixando o bomba para os sócios laranjas. Enquanto continua briga na justiça a empresa vai afundando.
Outras empresas de carga, digo, empresas de carreto aéreo estão por ai, pois elas voam apenas quando aparece carga, isto é são incapazes de criar uma malha regular de vôos cargueiros permitindo que as empresas usuárias sejam atendidas regularmente.
Enquanto não aparecer alguém com coragem de investir pesado no setor continuaremos nas mãos destas empresas de visão curta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário