segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Inacreditável



Como Engenheiro de Vôo estou familiarizado com diversos sistemas de manutenção de vôo, segurança e conforto a bordo. Na aviação todos o sistemas são redundantes, isto é, muitos duplos sendo alguns essenciais ao voo triplos, com isto a falha de um ou mais sistema tem implicações mínimas na operação.

Um navio para se manter seguro necessita de propulsão, eletricidade e controle do leme. Alem de ter compartimentos estanques. Gostaria que algum engenheiro naval explicasse o motivo que em transatlânticos com mais de duzentos metros, isto é sem problemas de espaço, colocarem TODOS geradores no mesmo compartimento e os motores em outro, ambos abaixo da linha da água. Assim qualquer problema (Inundação, fogo ou outro ) deixa o barco a deriva.

Parecem que os projetistas destes transatlânticos não acreditam na lei de Murphy, a tragédia do Costa Concórdia é um exemplo dramático deste tipo de falha que tem acontecido a um nível assustador. Entendo que esta na hora de mudanças, isto é colocar um terço dos geradores em compartimento bem separado do restante e um quinto da força de propulsão também em compartimento isolado preferencialmente acima da linha da água. Engenheiros navais, mirem-se na aviação.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

LAN informa que fusão com TAM será consolidada no 2º trimestre





LAN vai lançar um swap de ações com os acionistas da TAM no fim de março ou começo de abril, segundo o diretor-financeiro da companhia chilena, Alejandro de la Fuente
01 de fevereiro de 2012
Danielle Chaves, da Agência Estado

SANTIAGO - Depois de a Suprema Corte do Chile adiar a decisão sobre as medidas de mitigação para a fusão entre a LAN Airlines e a TAM, a operação provavelmente será consolidada no segundo trimestre deste ano, informou o diretor-financeiro da companhia chilena, Alejandro de la Fuente. A LAN esperava a decisão para o mês de janeiro, mas foi adiada para a primeira ou segunda semana de março, após o recesso de fevereiro.
Se esse prazo for mantido, a LAN vai lançar um swap de ações com os acionistas da TAM no fim de março ou começo de abril, segundo La Fuente. A empresa chilena apelou contra três medidas de mitigação emitidas pelo tribunal antitruste do Chile no ano passado, quando aprovou a fusão entre as duas companhias. "Se a decisão for adiada para depois de março, nós teremos de mudar o cronograma para a troca de ações", afirmou o executivo.
A empresa resultante da fusão vai se chamar LATAM e será a maior empresa aérea da América Latina, além de uma das dez maiores do mundo. La Fuente afirmou que os acionistas controladores da LATAM - a família chilena Cueto e a família brasileira Amaro - continuarão comprometidos em manter o rating de crédito da nova empresa como grau de investimento. As informações são da Dow Jones.

Comentário:
Finalmente conseguiram entregar aviação internacional do Brasil para empresas estrangeiras e de quebra estão levando a metade da aviação domestica. Éra uma vez uma empresa de AVIAÇÃO Brasileira, respeitada em todo mundo e motivo de orgulho para todos Brasileiros

A saga dos Variguianos




Por Cássio Oliveira
23 de fevereiro de 2012

Estarrecido li uma matéria no JORNAL DO BRASIL do último dia 14/02, onde nos retratam a situação de verdadeira calamidade que os antigos funcionários da PIONEIRA estão submetidos.
Aquelas pessoas que foram responsáveis por nos fazer sentir orgulho de sermos brasileiros, nos permitiram esse sentimento quando inaugurávamos um vôo novo para Petrolina, ou mesmo Juazeiro, Teresina, Araguaína, enfim desbravávamos o Brasil abrindo caminho para milhares de brasileiros se conectarem com praticamente o mundo todo.
Foram essas pessoas que trabalhando num grupo gigantesco nos permitiam desfrutar de um Hotel Tambaú em JPA ( até hoje um marco naquela cidade) ou um ótimo hotel em Boa Vista, ou acreditar no projeto da Belém-Brasília e construir um hotel de bom porte em Santarém, isso sem falar no Tropical Hotel Manaus (inaugurado em 1976 e até hoje um ícone), ou mesmo o Hotel das Cataratas que já em 1.970 se preocupava com a formação de mão de obra (tinha uma verdadeira universidade no sub-solo) isso em 1.970…
e quando chegavámos ao Rockefeller Center em NYC ou na Champs Elyseé em PAR e viámos aquela loja com a revista Cruzeiro ou Manchete e sentávamos para ler os jornais do dia como nos sentiamos?
Pois bem foi graças à esses trabalhadores que acreditaram no sonho de RUBEN BERTA que tivemos todos esses momentos de ORGULHO, PRAZER, e por que não TESÃO de ser brasileiro.
O que estamos dando em troca para essas pessoas? Vocês já pensaram que poderiam ser seus pais, tios, avós, enfim alguém de sua família que dedicou uma vida toda por uma causa, é isso mesmo, a VARIG era uma causa e não um emprego e depois ficaram abandonados por manobras jurídicas que os jogaram ao ostracismo.
Se a VARIG acabou por se tornar ineficiente pelo motivo A ou B não vem ao caso.
O que temos que pensar é se há justiça em abandonar nas páginas internas dos jornais a causa desses brasileiros que fizeram a diferença, como você se sentiria se eles fossem seus parentes que te sustentaram e hoje estão em situação de penúria?
Estarrecedor ler que a taxa de mortalidade desse grupo aumentou 50% nos últimos anos…POR DESGOSTO!
Nós que militamos na indústria do turismo não temos como deixar de conhecer alguém que trabalhou na VARIG. Eu mesmo sempre tive muito ORGULHO de ter aprendido a trabalhar lá. Era com o peito estufado que atendia ao telefone falando “RESERVAS VARIG e CRUZEIRO BOM DIA!”, depois era Cássio da VARIG, e assim por diante, isso sem contar que minha infância toda passei como dependente do ALFREDO SALLES OLIVEIRA – DIRETOR DA VARIG! e para que serve tudo isso?
Vamos deixar todos esses trabalhadores ABANDONADOS, esperando mais de seis anos um processo tramitar sem julgamento?
Meus amigos leitores, não podemos nos conformar com isso, nem fingir que não sabemos o que está acontecendo, no mínimo devemos apoiá-los e mostrar nossa indignação pela forma como estão sendo tratados pelo nosso GOVERNO.
Seja na esfera do judiciário, seja no poder executivo, se houvesse um pouquinho mais de empenho ou de vergonha, ou mesmo de consideração já poderíamos ter uma saída honrosa para esses brasileiros que tanto orgulho nos deram.
Leia a matéria anexa e conclua você mesmo se eles merecem tudo isso…abraços

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

MUITO ATUAL..... (Parte um de duas)



Escrito por um piloto de companhia aérea para todos os brasileiros que utilizam o meio de transporte aéreo.


Para você entender o que é a aviação no Brasil deve-se partir da seguinte idéia; imagine-se dirigindo um carro BMW luxuoso no meio de um safári na África; é mais ou menos assim que um aviador se sente voando no Brasil; você tem uma tecnologia de ponta dentro do seu avião e um sistema precário e ultrapassado a sua volta. Vou explicar por que.

Atrasos: Os atrasos no Brasil têm características incomuns comparado ao mundo afora; quando se tem nevoeiro... Somente Guarulhos tem sistema mais preciso para pouso por instrumento, conhecido como “ILS categoria dois". Curitiba também tem, mas lá é tão engraçado que colocam o sistema para manutenção exatamente em época de nevoeiro. Vergonhosamente Porto Alegre, Florianópolis e Confins não têm esse sistema. Estes sempre fecham por causa de nevoeiro. Manaus, que tem uma localização extremamente estratégica e que sempre tem nevoeiro, porém também não tem sistema ILS. Detalhe... "Nos EUA, são mais de 100 aeroportos só com ILS categoria 2", fora os de categoria 1 e 3.

Se você, passageiro, está indo para Porto Alegre, fique sabendo que seu avião não pode alternar Florianópolis caso Porto Alegre esteja fechado. Florianópolis tem um vergonhoso pátio para apenas cinco aviões; lembrando que no verão Florianópolis recebe mais 150 vôos de fretamento além dos regulares. Este aeroporto supracitado, vergonhosamente, não tem taxiway (pista para a aeronave taxiar até a pista principal), sendo necessário a aeronave taxiar pela pista principal gerando espaçamento maior entre as aeronaves que se aproximam, ou seja, ocasionam atrasos.

Se você está chegando a São Paulo, o problema é parecido. Guarulhos está sempre com o pátio lotado, Vitória e Confins também. Galeão e Congonhas dias atrás ficaram nesta situação, com o pátio lotado. Quem tinha Galeão como alternativa de pouso teve que escutar um "negativo" do controlador para alternar aquele aeroporto. Estava no plano de vôo que Galeão seria o "alternado", Se o controlador aprovou o plano antes de decolar isso significa que é questão de lei e não de conveniência de pátio.

Nordeste. Voar no Nordeste é mais tranqüilo por haver menor tráfego de aeronaves, porém lá tem outro problema: O controle de tráfego aéreo tem o desserviço de contar com as aeronaves militares fazendo treinamento que conseqüentemente geram atrasos, geralmente de mais de 20 minutos nas decolagens; o que desencadeia um atraso bem maior quando essas aeronaves chegam atrasadas ao sul do Brasil. Na regra internacional uma aeronave em instrução militar tem preferência sobre aeronaves civis de passageiro em pousos e decolagens, porém, se o País quer adotar regras internacionais ao pé da letra... que construam bases militares específicas para a função militar. Lembrem-se que aqui é o Brasil e não Europa ou EUA, onde os aviões são seqüenciados para pouso com separações de 4 km entre aeronaves, enquanto que no Brasil é 8 km entre aeronaves e no caso de Florianópolis chega a 20 km por aeronaves por falta de taxiway.

Saibam que todo piloto Brasileiro se sente mais seguro voando nos EUA, Europa e Ásia do que voando aqui no Brasil, fato decepcionante, mas vou explicar o porquê...

Aqui no Brasil existe uma regra: "a menor distância entre dois pontos é uma curva". Você sabia que quando você sai do litoral brasileiro e vai pra São Paulo você voa em curva? É necessário passar por cima do Rio de Janeiro. Poderia ser direto via Minas Gerais. Esse contorno do litoral gera em cada vôo pelo menos 1000 litros a mais de combustível consumido.

Nos EUA já não existe mais aerovia, somente proa direta para o destino. Lá eles têm acordos com as ONG´s e entendem que quanto menos tempo um avião ficar no ar menor é o efeito estufa. Se fosse aqui seria o equivalente a você decolar de Salvador e o controlador autorizar proa direto de São Paulo. São 1000 litros de querosene desperdiçados, sendo queimados na cabeça dos cariocas a cada 2 minutos. "Deixe o Green Peace saber disso; o Green Peace ficará superfeliz".

A desculpa não pode ser separação de fluxo, já que os EUA são maiores que o Brasil, e onde o fluxo aéreo é cinquenta vezes maior do que no Brasil. O que o Brasil voa em horas de voos em 50 dias, os EUA voam o mesmo em apenas um dia. "Poderia ser pior, se caísse neve no Brasil a desorganização aérea seria uma catástrofe diária".

Mas não coloco a culpa nos controladores. A culpa não é deles. O sistema brasileiro é que é arcaico e precário. O salário deles é baixo e cheio de "concurseiros" sem compromisso com o seu trabalho. Alguns são sérios e dedicados, porém não têm condições de trabalho dignas. Apenas um controlador cuida de várias regiões do País e todos sofrem muita pressão para no final das contas serem menos eficientes que os controladores americanos, europeus e asiáticos
Outro dia ouvi um controlador se despedindo no rádio porque tinha passado em um concurso melhor – isto é vergonhoso para um país que quer ser "primeiro mundo" -, mas desejei a ele sucesso e espero que ele esteja feliz no emprego bem remunerado que ele tem agora. Talvez ele não tenha sido valorizado como deveria. . ( continua na parte dois...)
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Texto muito verdadeiro, concordo com o autor. Adilar

Autoria desconhecida, repassado por Peter Lessmann

MUITO ATUAL (Parte dois de dois)






Eu como piloto de linha aérea digo sem exagero que voar no Brasil hoje é como estarmos voando numa espécie de alerta amarelo. Outro acidente está bem próximo de acontecer. Ao decolar não significa que temos a certeza de pousar no destino nem no aeroporto de alternativa. Outro dia cinco aeroportos estavam literalmente fechados por falta de pátio; Confins, Galeão, Vitoria, Guarulhos e Campinas. Você tem que decolar de Brasília para São Paulo com combustível suficiente para alternar Salvador.

Isso irá tornar a aviação brasileira inviável, sem mencionar a venda de nossas companhias aéreas para países vizinhos, em decorrência das altas taxas de impostos sobre as mesmas, que por isso, para sobreviverem no mercado, submetem-se a parcerias miraculosas inclusive mudando a sede da empresa para países vizinhos para se livrar dos impostos absurdos daqui, ou seja, irão agora pagar impostos em outro país... Por que será? Porque aqui não há incentivo. Falta de estrutura e falta de lucidez, isso que eu chamo de “Entregar a Soberania Nacional".

Soberania não é somente colocar soldados militares nas fronteiras. O País nunca foi tão próspero, problema é que nossos governantes ganham eleições por saberem aparecer e ainda têm mentalidade medíocre. São vendidos. Basta colocar dólares na mão ou falar com um pouco de sotaque que eles entregam tudo.

Voei muito na Amazônia e garanto que depois que aquilo virar um deserto ninguém mais vai querer assumir. O desmatamento está na razão é de um campo de futebol por segundo.

Hoje só fazem hidrelétricas por causa do apagão de 2002. Esses apagões na aviação irão se repetir pelos próximos 20 anos. E lembre-se que a Copa do Mundo e as Olimpíadas serão em época de nevoeiro.

A Infraero já arrumou duas soluções; tirar os bancos de suas "Rodoviárias" para dar mais espaço para os passageiros ficarem em pé, e liberar internet Wi-Fi de graça como se fosse um "cala-boca" para seus usuários.

Hoje a aviação brasileira é realmente uma surpresa diferente a cada dia, "a mess", (uma bagunça), como definiu um piloto europeu esses dias atrás, e garanto a vocês que ser pego de surpresa na aviação tem consequências trágicas.

Solução: primeiro de tudo é: Os políticos começarem a pensar como governantes desenvolvidos pensam ou, como disse o Raul Seixas: a solução é alugar o Brasil.

Nos EUA, Europa e Ásia constroem um aeroporto para atender uma demanda que só terá daqui 20 ou 30 anos e com pátio suficiente para estacionar mais de 100 aviões de grande porte juntos. Isso é bem diferente dos puxadinhos brasileiros que não dão conta nem da demanda atual.

Enquanto você lê esse e-mail, na Índia estão sendo construídos mais de 10 aeroportos maiores do que o de Guarulhos. Na China são mais de 70 sendo construídos e os 3 países: China, Brasil e India fazem parte do mesmo grupo chamado "BRIC", que ainda incluem Rússia e África do Sul.. Parece que só o Brasil ainda não acordou entre esses cinco.

Já é um absurdo os aeroportos brasileiros não terem metrôs. Os estrangeiros, quando chegam aqui e não veem metrôs nos aeroportos, acham que é uma piada até entenderem que não existe mesmo. Em qualquer aeroporto no estrangeiro tem metrô.

Que país é esse? O brasileiro se compara muito aos EUA, porém o povo americano sabe exigir de seus governantes, por isso o governo não espera ser pressionado pra poder começar a fazer algo.

O povo brasileiro só sabe reclamar. Só não sabe reclamar para a pessoa certa, ou orgão "competente" certo. Reclama pro vizinho e pro amigo, mas quase ninguém entra no site do Senado ou da Câmara dos deputados pra enviar e-mail para reclamar do seu político ou pelo menos para saberem o que eles estão fazendo.

É muito fácil ir aos Estados Unidos passear, fazer compras e voltar falando que lá é o máximo e aqui é o fim do mundo. De fato são décadas de atraso, porém lá o povo é mais consciente com relação ao que seus políticos estão fazendo com o dinheiro público e a burocracia no país deles praticamente inexiste se comparado ao nosso.

No Brasil a ANAC leva 30 dias para emitir uma carteira de aeronauta, gerando assim uma queda no salário dos pilotos e comissários e prejuízo também para os empregadores. Quem vai pagar essa conta? A Anac? O Governo Federal? Nos EUA a mesma carteira é emitida em apenas uma hora pela FAA. Sem deixar de lembrar que no Brasil a ANAC administra um universo de 20 mil pilotos comerciais enquanto os EUA são mais de 600 mil.

Nos EUA poucos empregos no setor público têm estabilidade, talvez seja por isso que o funcionário público trabalha mais, tem mais eficiência, trabalha em função do próximo, pede desculpa se atrasou e o trata bem o contribuinte, mesmo que seja um latino-americano. No mais...

Boa sorte a todos e que Deus nos proteja!

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Texto muito verdadeiro, concordo com o autor. Adilar

Autoria desconhecida, repassado por Peter Lessmann

sábado, 14 de janeiro de 2012

Adeus de um verdadeiro herói

Cumprindo os desígnios de Deus, o nosso amigo Dr. Castgna Maia, partiu na manhã de hoje para outra dimensão. Tenho certeza de que, de lá de onde se encontra agora, Dr. Maia agradece de forma espiritual, a todos que por ele torceram, fazendo com que cumprisse, com dignidade, sua missão aqui na terra. Muito obrigado por tudo, amigo.
Deus sabe o que faz.
Roberto Haddad

Faço minhas as palavras do Roberto. Muito obrigado, amigo

sábado, 31 de dezembro de 2011

Um ano que começa, Outro que não termina e a (Des) Ordem Natural das Coisas




"Porque a vida passou antes que pudéssemos viver."

Vitor Hugo

Para nós, aposentados e ex trabalhadores da Varig, não há muito sentido no calendário que determina a virada de ano entre 31 de dezembro e primeiro de janeiro. Qual a razão? Como se alguém apertasse “pause” no controle remoto, nós fomos congelados em 2006, o ano que para nós nunca terminou. E esses tantos, contra as mais justas razões, persistem apertando a tecla que nos mantêm presos a este ano sinistro. Nesses quase seis anos de tempo vivido e desfrutado pelas pessoas normais – as que podem tocar suas vidas com a renda a que têm direito – o ano de 2006 (e os seguintes) entre nós só terminou para quem morreu.

O Calendário que ordena a humanidade pertence à “Ordem Natural das Coisas”. Mas em nosso país esta ordem está sujeita aos interesses pessoais, circunscritos à geografia do poder.

Congelados em 2006, vimos no calendário dos mortais comuns todas as classes de poder estatal aumentarem (todos os anos) os seus mega salários, deixando as migalhas que caem da mesa para o resto. Liberando “bolsas” e um crédito tipo corda-no-pescoço-logo-ali-adiante, lograram ficar mais quatro anos no poder de onde não pensam em sair. Esse falso pão com o circo Copa/Olimpíadas e eventos mil, dispensa a coreografia de choro de enterro na Coréia do Norte para amestrar a galera. É a Ordem Natural... deles.

Enquanto isso, a nossa estranha bolha do tempo não nos deixando viver como seres normais, sem nos aliviar do custo, acelera um desgaste físico, emocional e espiritual, evidenciando a impotência de um mínimo de controle sobre a nossa própria vida. Poderíamos – era nosso direito, pois pagamos por ele – ter vivido esse tempo congelado desde 2006 com dignidade, sem os atropelos e as aflições que nos impuseram. Hoje é impossível aceitar que essa imposição seja fruto de algo que já é muito grave da parte de agentes públicos – a incompetência. E não é mesmo. É pura maldade e mau caratismo deliberado.

Com o mesmo norte (i)moral que os caracteriza, ao mesmo tempo em que se esquivam de reconhecer e resolver o drama dos ex trabalhadores e aposentados da Varig, não descuidam de seus salários, vantagens (ô palavrinha!), auxílios isso e aquilo, passagens aéreas, cartões corporativos...a lista vai longe. Tudo fruto de deformidade moral feita normalidade legal, segundo a leitura de “ordem natural” dos que se acham os donos da nação.

A fórmula mágica que garante o poder nessas mãos está muito bem explicada nesta citação de alguém que não conheço, mas invejo pela síntese impecável:

Nesse país chegou-se a um limite de estupidez só comparável aos outros mais atrasados do mundo. A aliança entre os muito ricos e os muitos pobres foi a opção preferencial contra quem trabalha e estuda, quem se esforça e conquista pelo mérito aquilo que geralmente beneficia a todos pois, por legítimo, tende a ser abrangente e a favor de todos.”

A destruição da Varig e as perdas para o país; o desperdício de profissionais de qualidade e o calote nos aposentados, se encaixam como uma luva na citação acima. Anos e anos de um serviço de qualidade e muitos empregos decentes perdidos por essa opção preferencial estúpida, mas muito útil a certo tipo de gente.

Mas...

Apesar de congelados num ano sombrio que teima em não acabar, o nosso papel continua o mesmo. Só deixamos de merecer nossos direitos se nos rebaixamos e concordamos com os que nos maltratam. Pode ser cansativa a repetição: - Nós trabalhamos, contribuímos, cumprimos com nossa parte no contrato. Mas a repetição na busca do que é o direito nunca será suficiente até esse direito ser alcançado. É o que leva à real "Ordem Natural das Coisas".

Fé é acreditar quando o bom senso diz o contrário.”

Vamos nos libertar de 2006!

Feliz 2012 a todos nós!

JC Bolognese


sábado, 17 de dezembro de 2011

CRI-CRI, parece brinquedo, porem é um avião de verdade









O menor avião do mundo com 4,87 m de envergadura
e 3,9 m de comprimento voa a velocidade de 195 km/h.


fonte: internet
repassado por Ivano Caron

Mensagem de Natal e ano novo


Estrela brasileira
No céu azul
Iluminando
de norte a sul
Mensagem de amor e paz
Nasceu Jesus
Chegou o Natal
Papai Noel voando a jato pelo céu
Trazendo um Natal de felicidade
E um Ano Novo cheio de prosperidade
Varig, Varig, Varig “.

A estrela Brasileira nos céus do mundo continua brilhando nos nossos corações,

Feliz Natal e um prospero 2012

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Delta faz acordo para compra de capital da Gol





Valor da negociação gira em torno de US$ 100 milhões


A companhia aérea brasileira Gol e a norte-americana Delta Air Lines anunciaram hoje uma parceria estratégica. Pela parceria, a Delta irá adquirir US$ 100 milhões do capital da empresa brasileira, por meio da compra de ações. Como resultado, o aumento do capital da Gol será de aproximadamente R$ 280 milhões, incluindo o direito de subscrição dos demais acionistas da campainha.

Além disso, um representante da Delta poderá participar do Conselho de Administração da Gol. De acordo com a nota divulgada pela Gol, o Conselho de Administração da empresa irá se reunir em 21 de dezembro para debater o assunto.

Pelo acordo, a Gol e a Delta também pretendem incrementar o compartilhamento de voos, permitindo a ampliação para outros destinos não só dentro do Brasil, mas também no Caribe, América do Sul e Estados Unidos.

A parceria também busca otimizar a conexão dos voos, facilitando o movimento de cargas e passageiros entre os cerca de 400 destinos e em mais de 70 países servidos pela Delta e Gol e envolvendo os clientes nos programas de milhagens Smiles e Sky Miles.

Conforme e nota, "a operação não prevê a adesão da Gol a uma aliança global e está alinhada com o objetivo da companhia de buscar parcerias estratégicas de longo prazo e fortalecer sua estrutura de capital, com foco na geração de valor para seus acionistas".

A Delta atende mais de 160 milhões de clientes por ano com uma frota de mais de 700 aeronaves e possui rede global ampla de cerca de 350 destinos em quase 70 países em seis continentes.
Fonte: ZERO HORA

Comentário:
Finalmente os executivos de Gol estão descobrindo que nem sempre o céu é de brigadeiro e que vender passagens a preço de banana é um tiro no próprio pé.
Este acordo com a empresa americana chega em boa hora pois em termos de aviação temos que pensar em termos de mercado global, isto é uma empresa que restringe suas operações a poucos países sem alianças operacionais e séria candidata a ser engolida pela concorrência.
A lamentar a incompetência de Gol em usar a marca VARIG e seus padrões de qualidade nos serviços de bordo e atendimento aos clientes, assim esta marca preciosa e reconhecida em todo mundo como sinônimo de segurança e qualidade vai se esvaindo aos poucos.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Anac divulga itens proibidos em voo e regras de inspeção de passageiros




Resolução registra que funcionário pode exigir retirada de roupa ou sapato.
Agência divulgou atualização de lista de itens proibidos a bordo.

Do G1, em São Paulo
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou nesta segunda-feira (28), no "Diário Oficial da União", resolução sobre os procedimentos de inspeção de passageiros nos aeroportos e atualizou a lista de itens proibidos ou restritos nas cabines.

A inspeção deve utilizar máquina de raio X, pórtico detector de metais e "inspeção manual da bagagem de mão" quando for necessário.

Em relação à resolução anterior, que havia sido expedida em agosto de 2010, a agência deixa expresso que o funcionário responsável pela segurança pode solicitar que o passageiro retire "algum tipo de vestimenta que possa ocultar item proibido".

A agência cita, por exemplo, vestimentas que cubram a cabeça ou casacos. O agente também poderá exigir a retirada de calçado que levante suspeita. A Anac afirma que o passageiro pode pedir para passar por esta etapa da inspeção em local reservado.
Relação de itens proibidos em voo
Segundo Anac, os objetos relacionados abaixo não podem ser transportados na cabine. A agência alerta que a lista pode sofrer alterações:
"a) pistolas, armas de fogo e outros dispositivos que disparem projéteis - dispositivos que podem ou aparentam poder ser utilizados para causar ferimentos graves através do disparo de um projétil, incluindo:
1) armas de fogo de qualquer tipo, tais como pistolas, revólveres, carabinas, espingardas;
2) armas de brinquedo, réplicas ou imitações de armas de fogo que podem ser confundidas com armas verdadeiras;
3) componentes de armas de fogo, excluindo miras telescópicas;
4) armas de pressão por ação de ar e gás comprimido ou por ação de mola, tais como armas de paintball, airsoft, pistolas e espingardas de tiro a chumbo ou outros materiais;
5) pistolas de sinalização e pistolas de partida esportiva;
6) bestas, arcos e flechas;
7) armas de caça submarina, tais como arpões e lanças; e
8) fundas e estilingues;

b) dispositivos neutralizantes - dispositivos destinados especificamente a atordoar ou a imobilizar, incluindo:
1) dispositivos de choque elétrico, tais como armas de choque elétrico e bastões de choque elétrico;
2) dispositivos para atordoar e abater animais; e
3) químicos, gases e aerossóis neutralizantes ou incapacitantes, tais como spray de pimenta, gás lacrimogêneo, sprays de ácidos e aerossóis repelentes de animais;

c) objetos pontiagudos ou cortantes - objetos que, devido à sua ponta afiada ou às suas arestas cortantes, podem ser utilizados para causar ferimentos graves, incluindo:
1) objetos concebidos para cortar, tais como machados, machadinhas e cutelos;
2) piolets e picadores de gelo;
3) estiletes, navalhas e lâminas de barbear, excluindo aparelho de barbear em cartucho;
4) facas e canivetes com lâminas de comprimento superior a 6 cm;
5) tesouras com lâminas de comprimento superior a 6 cm medidos a partir do eixo;
6) equipamentos de artes marciais pontiagudos ou cortantes;
7) espadas e sabres; e
8) instrumentos multifuncionais com lâminas de comprimento superior a 6 cm;
d) ferramentas de trabalho - ferramentas que podem ser utilizadas para causar ferimentos graves ou para ameaçar a segurança da aeronave, incluindo:
1) pés-de-cabra e alavancas similares;
2) furadeiras e brocas, incluindo furadeiras elétricas portáteis sem fios;
3) ferramentas com lâmina ou haste de comprimento superior a 6 cm que podem ser utilizadas como arma, tais como chaves de fendas e cinzéis;
4) serras, incluindo serras elétricas portáteis sem fios;
5) maçaricos;
6) pistolas de cavilhas, pistolas de pregos e pistolas industriais; e
7) martelos e marretas;

e) instrumentos contundentes - objetos que podem causar ferimentos graves se utilizados para agredir alguém fisicamente, incluindo:
1) tacos de beisebol, pólo, golfe, hockey, sinuca e bilhar;
2) cassetetes, porretes e bastões retráteis;
3) equipamentos de artes marciais contundentes; e
4) soco-inglês;

f) substâncias e dispositivos explosivos ou incendiários - materiais e dispositivos explosivos ou incendiários que podem ou aparentam poder ser utilizados para causar ferimentos graves ou para ameaçar a segurança da aeronave, incluindo:
1) munições;
2) espoletas e fusíveis;
3) detonadores e estopins;
4) réplicas ou imitações de dispositivos explosivos;
5) minas, granadas e outros explosivos militares;
6) fogos de artifício e outros artigos pirotécnicos;
7) botijões ou cartuchos geradores de fumaça;
8) dinamite, pólvora e explosivos plásticos;
9) substâncias sujeitas a combustão espontânea;
10) sólidos inflamáveis, considerados aqueles facilmente combustíveis e aqueles que, por atrito, podem causar fogo ou contribuir para ele, tais como pós metálicos e pós de ligas metálicas;
11) líquidos inflamáveis, tais como gasolina, etanol, metanol, óleo diesel e fluido de isqueiro;
12) aerossóis e atomizadores, exceto os de uso médico ou de asseio pessoal, sem que exceda a quantidade de quatro frascos por pessoa e que o conteúdo, em cada frasco, seja inferior a 300 ml ou 300 g;
13) gases inflamáveis, tais como metano, butano, propano e GLP;
14) substâncias que, em contato com a água, emitem gases inflamáveis;
15) cilindros de gás comprimido, inflamável ou não, tais como cilindros de oxigênio e extintores de incêndio; e
16) isqueiros do tipo maçarico, independente do tamanho;

g) substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos - substâncias capazes de ameaçar a saúde das pessoas a bordo da aeronave ou a segurança da própria aeronave, incluindo:
1) cloro para piscinas e banheiras;
2) alvejantes líquidos;
3) baterias com líquidos corrosivos derramáveis;
4) mercúrio, exceto em pequena quantidade presentes no interior de instrumentos de medição térmica (termômetro);
5) substâncias oxidantes, tais como pó de cal, descorante químico e peróxidos;
6) substâncias corrosivas, tais como ácidos e alcalóides;
7) substâncias venenosas (tóxicas) e infecciosas, tais como arsênio, cianetos, inseticidas e desfolhantes;
8) materiais infecciosos, ou biologicamente perigosos, tais como amostras de sangue infectado, bactérias ou vírus; e
9) materiais radioativos (isótopos medicinais e comerciais);

h) outros - itens proibidos que não se enquadram nas categorias anteriores:
1) dispositivos de alarme (excluindo dispositivo de relógio de pulso e de equipamentos eletrônicos permitidos a bordo); e
2) materiais que possam interferir nos equipamentos das aeronaves e que não estejam relacionados entre os dispositivos eletrônicos permitidos, tais como telefone celular, laptop, palmtop, jogos eletrônicos, pager, que são de uso controlado a bordo de aeronaves;
i) itens tolerados - itens que são tolerados, respeitadas as especificações que se seguem:
1) saca-rolhas;
2) canetas, lápis e lapiseiras, com comprimento inferior a 15 cm;
3) isqueiros com gás ou fluido com comprimento inferior a 8 cm, na quantidade máxima de um por pessoa;
4) fósforos, em embalagem com capacidade não superior a 40 palitos, na quantidade máxima de uma caixa por pessoa;
5) bengalas;
6) raquetes de tênis;
7) guarda chuvas; e
8) martelo pequeno para uso em exames médicos;

j) itens proibidos para voos sob elevado nível de ameaça - itens permitidos ou itens tolerados que são proibidos no caso de elevação do nível de ameaça da segurança da aviação civil:
1) qualquer instrumento de corte;
2) saca-rolhas;
3) bengalas;
4) raquetes de tênis;
5) qualquer isqueiro;
6) fósforos, em qualquer quantidade ou apresentação; e
7) aerossóis"