quinta-feira, 15 de março de 2012

Crise na Gol chega aos pilotos e comissários



Empresa espera adesão de 220 a programa de licença não remunerada de um ano

14 de março de 2012 | 22h 59

Marina Gazzoni, de O Estado de S. Paulo

Depois de cortar empregos na equipe de solo e até na diretoria em 2011, os pilotos são os próximos alvos da Gol. A empresa abriu no dia 6 de março um programa de licença não remunerada de um ano para pilotos e comissários. A intenção da empresa é evitar demissões, que podem ocorrer se não houver adesão ao programa, diz o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Gerson Fochesatto.

A Gol disse, em comunicado, que "não há reestruturação em curso", mas confirmou a existência de um programa de licenças sem vencimentos. "O programa de licença existe, principalmente, para compensar os períodos de bCrise na Gol chega aos pilotos e comissáriosaixa demanda. Ele garante a manutenção do quadro de tripulantes da companhia", afirmou

Segundo o sindicato, a meta da Gol é conseguir a adesão de 120 pilotos ao programa de licenças e mais 100 comissários. Ao todo, a Gol tem 1.800 comandantes e copilotos.

Os funcionários que optarem pelo programa entrarão de licença em 1º de abril e não poderão voltar ao trabalho antes de um ano, de acordo com documento enviado aos funcionários ao qual o Estado teve acesso e que informa as regras do programa. Os funcionários também não receberão benefícios sociais e não terão estabilidade no retorno, segundo o documento.

"O sindicato não apoia a licença não remunerada. É um processo que a empresa abre para evitar demissões. Se não houver adesão, é claro que ela vai demitir", diz Fochesatto.

As empresas aéreas brasileiras perderam dinheiro em 2011. A Gol ainda não divulgou o balanço financeiro do ano, mas registrou prejuízo líquido de R$ 516,5 milhões no terceiro trimestre de 2011. As perdas da TAM somaram R$ 335 milhões.

Comentário;

Apesar do crescimento exponencial do numero de passageiros continua tudo como na época da Varig Vasp e Transbrasil que eram consideradas obesas e ineficientes. Como que a Gol tida como exemplo de eficiência esta no vermelho?, existem vários motivos, porem dois em destaque:1- excesso de promoções com passagens abaixo do custo, e preços escorchantes em algumas rotas/horários. 2- faltam inovações e expansão para as Américas, a idéia da barrinha de cereal continua presente travestida de outras formas como cobrança por lanches de péssima qualidade, que é um tiro no pé.

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