Continuam as especulações sobre as possíveis causas do acidente com o Airbus. esta queda acendeu uma luz vermelha na confiabilidade dos sistemas de gerenciamento de voos que usam a tecnologia fly by wire.
Decorrido mais de uma semana do desaparecimento, observando declarações do fabricante e da operadora, noticias da imprensa, internet e depoimentos de pilotos e especialistas. Concluímos que existem indícios da seguinte sequencia de acontecimentos:
1-até o avião entrar na forte turbulência estava tudo normal
2-as fortes vibrações provocadas pelo mau tempo provocaram algum dano estrutural no compartimento avionico ou em local próximo.
3- este dano gerou curto circuito com fogo, ou permitiu penetração de umidade formando uma forte condensação que foi sugada pelos sistemas de ventilação para o interior dos componentes avionicos.
4-Acredito mais na hipótese da umidade, isto explica o motivo das panes em sequencia, também mostra porque não houve contato pois os sistemas de comunicação são extremamente sensíveis a umidade, portanto foram os primeiros a serem afetados.
5-não houve falha de pitot nem de tomada de pressão estática, o problema foi nos air data computers.
6-a falha total dos componentes dos sistemas fly by wire devido penetração de umidade provocaram perda total de controle, inclusive dos motores com provável flame out (apagaram). A situação seria parecida no caso de fogo.
7-O fabricante e a operadora sabem muito mais do que estão dizendo, pois a solução das falhas implica em drásticas modificações estruturais e também nos sistemas de gerenciamento de vôo de toda família de aviões Airbus.
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