sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
Rotor traseiro dos Helicópteros, uma fonte de problemas.
Lamentável, mais um acidente com helicóptero por problemas do rotor de cauda. É impressionante a grande quantidade de problemas envolvendo o “ calcanhar de Aquiles” que é o rotor de cauda de praticamente todos tipos de helicóptero, toda vez que estas aeronaves perdem o controle girando significa falha no referido mecanismo.
Estes rotores são acionados pelo motor principal através de um longo eixo com engrenagens mudando o ângulo de giro em noventa graus.
É hora dos fabricantes pensarem num sistema de emergência com a finalidade de manter a rotação do rotor de cauda por dois minutos no caso de falha do sistema mecânico de transmissão.
Este sistema poderia ser elétrico ou movido por ar comprimido acionando uma pequena turbina acoplada diretamente ao eixo do referido rotor, isto daria tempo para os pilotos efetuarem em pouso seguro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário