Atualmente quase todas aeronaves de médio e grande porte são equipadas com anti-skid (ABS) e sistemas eletrônicos avançados de auxilio as operações de pousos e decolagens.
Mesmo assim é preocupante a quantidade de pousos longos, isto é, acaba a pista antes de o avião estar em velocidade segura para taxiar para a rampa, geralmente estes acidentes ocorrem em operações sob chuva pesada (heavy rain) ou em pistas contaminadas.
Sem duvida os sistemas automatizados de auxilio as operações criticas que são pousos e decolagens geram muita confiança nos pilotos levando-os a não avaliar corretamente as reais condições da rota de aproximação e da pista.
Nestes casos a correta e rápida informação da torre e do controle de aproximação é de vital importância para um pouso seguro. Por outro lado os pilotos devem sempre estar cientes que todos sistemas do avião e do aeródromo são meros auxiliares de pouso, a decisão final é sempre de responsabilidade dos comandantes.
Tambem cabe as empresas uma parcela de responsabilidade pelas referidas operaçoes o que pode ser feito através de treinamentos adequados e respeito a capacidade técnica dos pilotos, isto é, apoiar as decisões destes mesmo que implique em alternar para outro aeroporto ou fazer espera em órbita, pois normalmente chuva pesada é de pouca duração.
É bom lembrar que a aquaplanagem esta associada a quantidade de água na pista e a velocidade e que o sistema anti-skid apenas impede o travamento das rodas e descontrole direcional, portanto em pistas contaminadas mesmo com o sistema referido atuando aumenta consideravelmente a distancia de pouso. Este acidente com o Boeing da American Airlines dia 23 dez na Jamaica foi causado por pouso com chuva pesada, felizmente sem vitimas fatais.
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