quinta-feira, 15 de abril de 2010
Acidente com o Tupolev da presidência da Polônia
Segundo a investigação preliminar, não houve falha técnica no avião. As conversas registradas pelas caixas-pretas indicariam ainda que o piloto teria tomado decisões equivocadas na aproximação da aeronave da pista militar de Smolensk.
"O piloto foi informado das condições meteorológicas complicadas, mas tomou a decisão de aterrissar", afirmou o chefe do Comitê de Investigação, o promotor russo Alexandre Bastrykine.
Uma reconstituição computadorizada da trajetória do avião indicou que, em sua quarta tentativa de aterrissar, o piloto teria ignorado as orientações da torre, aproximando-se em altitude insuficiente e atingindo a copa de árvores antes de se chocar com o solo.
O piloto do avião que levava a delegação polonesa para a Rússia teria ignorado diversas ordens de controladores aéreos russos para não aterrissar no aeroporto de Smolensk. Segundo militares russos, as condições meteorológicas eram tão ruins que a aeronave foi recomendada a ir para Minsk ou Moscou porque o aeroporto local não contava com equipamentos para ajudar no pouso.
"A uma distância de 2,5 quilômetros, o chefe dos controladores de vôo afirmou que a tripulação do avião aumentou a velocidade de descida", disse o subcomandante da Força Aérea russa, Alexander Alyoshin. "O chefe dos controladores deu a ordem para que a tripulação colocasse a aeronave na posição vertical (?) e quando essa ordem não foi cumprida, foi ordenado diversas vezes que eles desviassem para outro aeroporto", afirmou Alyoshin. "Apesar disso, a tripulação continuou a descida e, infelizmente, isso terminou em tragédia."
(trechos de noticias do Estadão)
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A prudência recomenda aguardar o termino das investigações para determinar as reais causas do acidente com o Tupolev que matou o presidente da polônia, porem neste caso tudo indica que o piloto ultrapassou o limites de segurança para tentar pousar em Smolensk em condições adversas e com auxílios limitados. Na aviação forçar a barra ou inventar nunca acaba bem, infelizmente este é mais um doloroso exemplo de falta de profissionalismo e respeito às normas aeronáuticas.
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