quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Crocodilo abordo causa acidente na Africa com 20 mortos




By John Platt Oct 25, 2010 03:00 PM 9
Contrabandistas de animais selvagens fazem qualquer coisa por dinheiro fácil, incluindo esconder um predador ao vivo em um avião sem se importar com o risco para o animal e os companheiros de viagem. Essa atividade ilegal chegou a um extremo absurdo devastador. Recentemente, quando um homem supostamente contrabandeava um crocodilo vivo em um avião partindo da República Democrática do Congo (RDC). O crocodilo soltou-se, a tripulação e os passageiros entraram em pânico, o avião caiu, matando 20 pessoas.

Curiosamente, o crocodilo sobreviveu ao acidente, apenas para ser cortado até a morte por facão moradores sobre o chão.

Apenas um passageiro sobreviveu para relatar os acontecimentos. O sobrevivente não identificado foi entrevistado pela revista "Jeune Afrique, onde ele disse que o crocodilo foi colocado dentro de uma sacola de material esportivo, e quando o crocodilo escapou os passageiros foram para frente da aeronave, causando um perda de equilíbrio, (desbalaceamento do avião) provocando a queda.

A revista também informou o crocodilo era destinado à revenda, mas como o sobrevivente sabia disto permanece obscuro. O incidente ocorreu 25 de agosto, mas os relatórios iniciais disseram que o avião tinha simplesmente ficado sem combustível.

ITN News tem vídeo do local do acidente no YouTube.

Nenhum dos relatórios identificou a especie do crocodilo, mas a RDC é a casa do subespécie rara conhecida como o Congo, ou Osborn, crocodilo-anão (Osteolaemus tetraspis osborni).
Colaboração Ivano Caron
Tradução Adilar

Justiça Militar condena controlador de voo por acidente da Gol



Sargento Jomarcelo Fernandes dos Santos foi condenado a 14 meses de prisão por homicídio
Mariângela Gallucci - O Estado de S. Paulo
BRASÍLIA - A Justiça Militar condenou nesta terça-feira, 26, um dos cinco controladores de voo acusados pelo Ministério Público Militar de envolvimento na tragédia aérea com um Boeing da Gol e um Legacy que matou 154 pessoas em setembro de 2006. O terceiro sargento Jomarcelo Fernandes dos Santos foi condenado a 1 ano e 2 meses de detenção por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Foram absolvidos os outros quatro militares - João Batista da Silva, Felipe Santos Reis, Lucivando Tibúrcio de Alencar e Leandro José Santos de Barros.
André Dusek/AE
Jomarcelo Fernandes foi condenado a 14 meses de prisão
Santos trabalhava no dia do acidente no Cindacta I, de Brasília. De acordo com a acusação, ele teve uma conduta negligente, deixou de observar normas de segurança, dando causa direta à colisão entre as duas aeronaves.
Conforme a denúncia, o sargento não atentou para o desaparecimento do sinal do transponder do Legacy (o equipamento anticolisão que avisa os pilotos sobre a possibilidade de choque no ar), não orientou o piloto quanto a uma mudança de frequência, não deu importância ao nível de altimetria na aerovia e passou o serviço a outro militar sem alertá-lo sobre as irregularidades.
Ele não quis dar entrevista após ouvir a sentença de condenação imposta por 4 votos a 1 pela auditoria da 11a. Circunscrição Judiciária Militar, em Brasília. Seu advogado, Roberto Sobral, afirmou que vai recorrer da decisão ao Superior Tribunal Militar (STM) e, se necessário, ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ele disse que seu cliente não tinha nível de proficiência em inglês para orientar um piloto estrangeiro, como no caso. A tripulação do Legacy era norte-americana.
Segundo Sobral, o militar está afastado e se for condenado definitivamente terá direito ao sursis, que é a suspensão da execução da pena. "A condenação é inaceitável", afirmou o advogado. "Não foi permitido provar que ele não fala inglês e estava obrigado a sentar em um console para coordenar voo de pilotos estrangeiros", disse. O advogado afirmou que tramita um outro processo contra o militar, na Justiça Federal em Sinop.
No julgamento de hoje, a juíza Vera Lúcia da Silva Conceição foi a única a votar contra a condenação de Santos. Para ela, nenhum dos controladores deveria ser condenado. Ela afirmou que o acidente não teria acontecido se o transponder do Legacy estivesse ativado. "Por mais que os acusados tivessem errado, o acidente não teria ocorrido se o transponder do Legacy estivesse ligado", afirmou a juíza para quem houve uma sucessão de falhas.
Segundo a magistrada, independentemente do resultado do julgamento, o processo não trará tranquilidade aos acusados de envolvimento na morte de 154 pessoas.
Texto atualizado às 19h35
********
Comentário:
É isso ai, um carro bate num poste e o culpado é quem instalou o poste, quanto aos “motoristas” que estavam com os “faróis “ apagados estão por ai colocando vidas em perigo.

sábado, 16 de outubro de 2010

Aeronaves com pinturas especiais











Esta serie de fotos mostra pinturas feitas para eventos especiais das empresas, comemorativos ou comerciais todas mostram muita criatividade.

Fonte: Dave Demerjian, WIRED
Fotos: Kulula Air: Kentaro lemoto@Tokyo/FlickrANA: Le_parkour/Flickr AF
: Southwest Airlines: Swiss International Airlines: Quantas : Carl Ford, Concorde

sábado, 9 de outubro de 2010

O AMBIENTE DESCONTRAIDO DOS VOOS DE CARGA





O vídeo anexo mostra que formalidades sempre presentes em vôos de passageiros geralmente não existem em aviões cargueiros, podemos afirmar que após o fechamento da portas a primeira atitude dos tripulantes é aliviar o uniforme.
Principalmente em vôos de longa duração muitos tiram o uniforme ficando de camiseta e bermuda, já houve casos de comandante pilotar usando apenas uma cueca samba canção.
As refeições abordo são fornecidas pela empresa, porem por vezes nos mesmos preparávamos alguma refeição especial, para isto colocávamos os ingrediente na mala e em vôo usávamos o forno da galley para cozinhar.
Quem trabalhou em cargueiros, especialmente na época que o engenheiro de vôo sempre fazia parte da tripulação quando assiste um filme como este vem um só pensamento: SAUDADE, SAUDADE.................SAUDADE.

Clique AQUI para o Video

sábado, 2 de outubro de 2010

Estragos provocados por granizo em avião da TAM




Vejam os estragos provocados por granizo na etapa Curitiba/Foz do vôo TAM 3012, e a gravação da conversa dos pilotos com o controle de vôo solicitando alternar para Guarulhos.
Diante disto ficam alguns questionamentos:
1- O radar da aeronave estava operacional?
2- Os pilotos estavam adequadamente treinados para operá-lo?
3- No briefing os tripulantes foram informados sobre as condições
meteorológicas da rota?
4- Porque não foi declarada emergência?
5- Porque omitiram de informar ao controle de vôo as reais condições da avião?.

Clique aqui para ver o vídeo do YouTube