sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Justiça do Rio decreta falência da antiga Varig





O Globo Online - 13:40h
20/08/2010

Bruno Rosa
RIO - A juíza Márcia Cunha de Carvalho, em exercício na 1ª Vara Empresarial do Rio, acaba de decretar a falência da antiga Varig, que atualmente operava com a bandeira Flex, e de duas outras empresas do grupo: Rio Sul Linhas Aéreas e Nordeste Linhas Aéreas. A decisão foi tomada a partir de pedido do próprio administrador e gestor judicial da companhia. Ele informou ao Judiciário fluminense que as empresas - em recuperação judicial há cinco anos - não têm como pagar suas dívidas.
**********
Comentário: Graças a incompetência e safadeza deste governo conseguiram colocar uma pá de cal na melhor empresa se aviação do hemisfério sul, referencia e exemplo de qualidade de serviços, com destaque para manutenção, respeito aos passageiros, e treinamento de tripulantes. Tudo foi feito visando entregar as rotas internacionais para concorrente amiga do rei que oferece serviços de baixa qualidade. Por sinal acabou de ser vendida para um grupo estrangeiro, também entregaram, digo venderam por uma ninharia a VEM (Varig Engenharia de Manutenção) para a TAP, em outra negociata muito suja repassaram a marca VARIG para a Gol que não sabe o que fazer por falta de visão e competência. E por responsabilidade do governo deixaram milhares de funcionários e aposentados do AERUS sem receber os seus direitos pelos quais pagaram por muitos anos, o nome correto disto é ROUBO patrocinado pelo próprio Governo.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

TAM anuncia acordo para fusão com a chilena LAN


Acordo criará uma das maiores aéreas do mundo, diz TAM.
Marcas serão mantidas, segundo comunicado enviado à CVM.
Do G1, em São Paulo


A TAM, maior companhia aérea do país, anunciou nesta sexta-feira (13) acordo para a fusão de suas operações com a chilena LAN.
"As companhias aéreas do grupo oferecerão operações de passageiro e carga para mais de 115 destinos em 23 países, provendo transporte de carga em toda a América Latina e em boa parte do mundo. O grupo operará uma frota de mais de 220 aeronaves e terá mais de 40 mil funcionários. Em 2009, as empresas somaram mais de US$ 8,5 bilhões de receita, 45 milhões de passageiros transportados e 832.000 toneladas de carga. Latam estará entre os maiores grupos de companhias aéreas do mundo em termos de tamanho, lucratividade e alcance de mercado", afirmou a TAM em comunicado.
Marcas
A nova companhia vai levar o nome de Latam. As duas marcas, no entanto, devem ser mantidas. As sedes das empresas em Santiago e em São Paulo também serão mantidas.

sábado, 7 de agosto de 2010

Especialista: fim da Varig fez pilotos migrarem e gerou déficit



07 de agosto de 2010 • 13h36
Daniel Favero
Os recentes atrasos e cancelamentos nos voos da Gol teriam sido ocasionados por falhas no sistema de escala. De acordo com funcionários da companhia, a carga de trabalho aumentou de maneira preocupante, colocando em risco até a segurança dos voos. Para o pesquisador da área de transportes do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação em Engenharia (Coppe/UFRJ) Elton Fernandes, após o colapso da Varig, em 2007, muitos profissionais brasileiros migraram para o mercado estrangeiro, gerando um déficit no País.
Os riscos à segurança ocasionados pelo cansaço não são um problema específico do Brasil. Pilotos americanos relatam incidentes após 14 horas de voo, e tripulantes de companhias do Oriente Médio afirmam que enfrentam uma carga horária até 55 horas maior do que a estabelecida pela legislação brasileira.
A lei nº 7.183, de 1984, que regulamenta a profissão do aeronauta, estabelece que a jornada de trabalho, contada entre a hora da apresentação do tripulante e encerrada 30 minutos após a parada final dos motores, não pode exceder 11 horas diárias, 85 mensais.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Gol ,Ameaça de Greve dia 13

Funcionários da Gol marcaram uma paralisação de 24h para o próximo dia 13 de agosto. Eles reivindicam melhores salários, plano de saúde, fim do excesso de jornada e assédio moral. A presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), Selma Balbino, disse que a iniciativa dos funcionários, além de ser resultado dos problemas internos da Gol, também está relacionada à lenta fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Anac.
"Não podemos esquecer que as multas aplicadas pelo MTE e ANAC são tão baixas, que acabam se tornando um incentivo ao desrespeito à legislação trabalhista e à regulamentação profissional", defendeu.
*Com informações da Agência Estado

Texto escrito em 2005 que esta no livro 27 Anos um Mês e 14 Dias:
“as ferramentas necessárias para voar são muito caras e parafraseando um famoso economista que diz “there no free lunch” (não existe almoço grátis) eu diria que não é possível voar a preço de banana, e se o fizer alguém terá que pagar a diferença”.
Neste caso quem esta pagando a conta são os funcionários tripulantes com seus baixos salários, jornadas massacrantes, pressão e ameaças veladas, e os passageiros que são os maiores prejudicados. Milagre neste caso não existe, ou alguém acredita que uma passagem Curitiba /São Paulo pode ser vendida por menos de cem reais sem que haja algo muito errado?

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Voos da Gol ainda registram atrasos e cancelamentos em todo o País



02 de agosto de 2010 | 9h 52
Solange Spigliatti, do estadão.com.br

Companhia tem 47% de atrasos e 9% de cancelamentos; excesso de horas trabalhadas pelos tripulantes e fim das férias escolares contribuem para transtornos
SÃO PAULO - Cerca de 9% dos voos nacionais da companhia aérea Gol já foram cancelados em todo o país na manhã desta segunda-feira, 2, e mais de 47% registraram atrasos, segundo relatório da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) das 9 horas. De acordo com o balanço, do total de 225 voos programados até as 9 horas de hoje, 107 (47,6%) registraram atrasos e 20 (8,9%) foram cancelados. Entre os nove voos internacionais previstos, um registrou atraso de mais de meia hora.
Os voos da empresa vêm sofrendo cancelamentos e atrasos além do normal desde a sexta-feira, 30, por conta do intenso tráfego aéreo causado pelo fim das férias escolares e pelo excesso de horas trabalhadas pelos tripulantes, segundo a empresa. No Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, no período das 6 horas até as 9 horas, duas chegadas haviam sido canceladas e quatro apresentaram problemas de horário. Entre as partidas, seis registraram atrasos de mais de meia hora, segundo a Infraero.
Neste domingo, 1, grande parte dos voos, entre partidas e chegadas, foi cancelada no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, e em vários outros aeroportos do país. Segundo a Gol, em todo o país foram registrados 52 cancelamentos e 296 alterações de horários em seus voos, entre partidas e chegadas, ao longo deste domingo. A expectativa é de normalização no início na semana, segundo a Gol.

Comentário:
Segundo informações do Sindicato Nacional dos Aeronautas a causa destes atrasos e cancelamentos é devido ao estouro do limite de horas dos tripulantes, este problema não é de hoje e vem sendo discutido entre a empresa e o sindicato sem que haja acordo. Certamente a Gol sabia que pela demanda e vôos extras neste mês de férias o problema iria agravar-se no final do mês, acreditou que novamente poderia empurrar o problema para frente como vem fazendo há anos. Mais uma vez os passageiros estão sendo prejudicados com as empresas tentando botar a culpa nos tripulantes e Infraero. Esta na hora delas tratarem os seus funcionários como parceiros, isto é, propiciar condições adequadas de trabalho e treinamento, e não tentar a liberação da contratação de pilotos estrangeiros para aqui voar, antes disto deveriam verificar porque quase mil pilotos brasileiros estão trabalhando no exterior.