segunda-feira, 30 de março de 2009

AERUS, a luta dos aposentados por dignidade.




Alguns meses após a decretação da liquidação dos planos VARIG, recebi uma ligação da pensionista Junia perguntando se eu queria participar de reunião do grupo de aposentados aqui do Paraná, ate aquele momento imaginava que havia muito poucos aposentados AERUS aqui no estado.
Na reunião estavam presentes cerca de sessenta pessoas, o que foi uma grata surpresa e uma prova de união do grupo pois em todo Paraná o total de beneficiários e cerca de cento e vinte pessoas.
No encontro e nos muitos outros apareceram muitos dispostos a colaborar com destaque para o m/v Ivan Martins, nos organizamos em células para manter todo grupo sempre atualizado, pois muitos não tem acesso a os meios de comunicação atuais.
Nestes três anos de sofrimento fizemos muitas manifestações através de cartazes principalmente no aeroporto, enviamos centenas de cartas e emails para autoridades dos três poderes, contatamos a imprensa, saímos a caça de autoridades senadores e deputados para pessoalmente deixa-los a par da situação dramática que todos aposentados que trabalharam na Varig e Transbrasil estão vivenciando.
A grande maioria das pessoas contatadas se mostraram solidárias à nossa causa dentre os quais podemos destacar os senadores Álvaro Dias, e Flavio Arns o deputado Ratinho Junior e o vereador Paulo Frote. Fizemos contatos com grupos de outros estados que lutam pela mesma causa.
Acredito que podemos nos orgulhar de tudo que fizemos, conseguimos algumas vitórias, continuamos unidos e continuaremos lutando até a normalização das nossa suplementações.

domingo, 29 de março de 2009


Pesquisa:
Voce sabe o que é isso, e de qual época?

postar respostas no item comentários.

APOSENTADOS VARIG, O FIM DO DRAMA?

Nesta semana que estava prevista o julgamento da ação movida pela Varig, referente a defasagem tarifaria ocorrida no final dos anos oitenta e primórdios dos anos noventa finalmente a união através da AGU esta abrindo as portas para um possível acordo.
Como sabemos esta ação foi dada como garantia para pagamento das dividas da Varig como o fundo de pensão AERUS, portanto os principais beneficiários do resultado desta são os ex funcionários e aposentados da falida Varig.
O mérito por esta possibilidade de acordo deve ser creditado a os movimentos dos aposentados nos principais aeroportos do pais e por contatos com alguns políticos que abraçaram a causa, também temos a importantíssima participação das entidades e associações da categoria : Sindicato Nacional dos Aeronautas e Associação dos Aposentados Aerus (APRUS) .
Por parte do SNA podemos destacar a incansável presidente Graziela Baggio
E o advogado Castagna Maia, o comandante Zoroastro e os advogados da Varig, também devemos destacar a abertura e o entendimento da situação critica dos aposentados por parte do ministro chefe da AGU doutor José Antonio Dias Toffoli.
Esperamos que no prazo de sessenta dias, conforme acordado entre as partes seja encontrada um solução definitiva para o drama dos ex funcionários e aposentados da VARIG, com certeza este acordo beneficiara a todos, inclusive a união pois certamente os valores serão muito menores que os calculados por índices oficiais no caso de a VARIG sair vencedora no STF.
Estamos bem encaminhados, porem o jogo ainda não acabou, portanto não só precisamos manter o movimento como devemos aumentar a pressão, esta é a hora de esquecermos diferenças e continuar lutando pelo nosso único objetivo que é recuperar a nossa aposentadoria e a nossa dignidade.

Adilar
290309

domingo, 8 de março de 2009

UM NOVO FATOR DE RISCO

Turkish Airlines vôo TK 1951 25 Fev. 2009 Holanda, Continental Airlines voo3407 12 Fev. 2009 Bufalo USA. TAM voo3054 17 Jul 2007 São Paulo.
Poderiam estes três acidentes ter algo em comum?
O nível de automatismo das aeronaves atuais atingiu um fantástico desenvolvimento, praticamente todas em condições normais são capazes de decolar voar e pousar quase sem interferência humana, isto facilita muito a vida dos pilotos.
Porem apesar dos constantes treinamentos de panes em simuladores os tripulantes em operação normal passam a confiar totalmente nos sistemas automáticos pois uma falha significativa é um evento muito raro.
Todos estes sistemas são interligados portanto uma falha de hardware ou software em um sistema tem implicações em outros podendo causar reações
Inesperadas e não previstas nos manuais.
Quando a aeronave esta fora da fase critica, pousos e decolagens, existe tempo para o piloto assumir o controle desligando os sistemas envolvidos no caso de falha.
Nas fases criticas quando ocorre uma falha a situação normal e o sistema emitir um aviso sonoro e desacoplar entregando a operação ao piloto, porem pode acontecer problemas de erros de instrumentos que levam os computadores a tomar attitudes inesperadas com os pilotos tendo apenas alguns segundos descobrir o problema e assumir o controle.
Conforme relatórios preliminares nos três acidentes citados a interpretação errônea de dados por parte dos sistemas automáticos foi decisiva para os acidentes não permitindo reação apropriada por parte da tripulação e induzido a tripulação a erro de interpretação.
No caso TAM por problema de posição de manete ou de um micro switch não permitiu a abertura dos spoilers, esta não foi a única causa do acidente porem sem duvida foi decisiva.
O 737 da Turkish por erro de altímetro teve uma subida redução de potencia na curta final os poucos segundos que os motores demoram para acelerar não foram suficientes para impedir a queda devido à baixa altura em que ele se encontrava.
O avião da Continental na aproximação final com sistema automático mudou repentinamente o ângulo de decida de-+ 10 graus negativos, que é normal, para 30 graus positivo, a suspeita é que tenha sido provocado por gelo, provocando uma subida redução da velocidade não permitido reação dos pilotos.
Este são apenas três exemplos de um problema que vem provocando muitos acidentes e incidentes mundo afora. Acho que esta na hora de repensar a maneira de operar estas maravilhas tecnológicas bem como os métodos de treinamento utilizados. Também tornar mais rigorosas a rotinas de manutenção.
Talves em etapas curtas e em condições favoráveis de tempo rota e trafego voar somente usando apenas instrumentos básicos, deixando os sistemas automáticos em stand-by, adotar como norma pelo menos quinze porcento das horas de vôo nas condições referidas.080209